top of page

Confiar - 2010/ Análise do Filme

  • Enilda Heloisa
  • 23 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

O comportamento dos adolescentes é algo imprevísivel e é necessário um acompanhamento dos pais principalmente quando se trata de quem o filho(a) conhece e se comunica pela internet.

Confiar é um filme de 2010 lançado no Brasil em 2011 com direção de David Schwimmer, em que ficou conhecido pelo seu personagem Ross na série Friends, abordando um assunto de extrema importância e pode-se dizer de utilidade pública que merece total atenção: pedofilia e o abuso sexual de adolescentes.

A história gira em torno de Annie, uma jovem que havia completado 14 anos, que vive com seus pais Will o qual é publicitário, sua mãe Lynn, seu irmão mais velho Peter e Kate sua irmãzinha na cidade de Chicago. Em seu aniversário, Annie ganha um Macbook de seu pai e logo conhece um garoto chamado Charlie em uma sala de bate papo em que passa a se envolver virtualmente com ele e emocionalmente evoluindo para o telefone o contato dos dois.

Desde o início, Charlie procura envolver Annie em mais que uma amizade demonstrando interesses por ela. A princípio Charlie diz ter 16 anos e estar no colegial e pratica o mesmo esporte o qual Annie tem interesse, que é o vôlei. Logo após admite que tem 20 anos e que já está na faculdade, em seguida assume que mentiu e que tem 25 anos e que já é formado. No começo Charlie afirmava que sua webcam estava com problemas por isso eles não conseguiam se ver, mas ele possuía fotos da garota e mandou fotos de um suposto garoto jogando vôlei o qual seria ele. Após um encontro no shopping Annie percebe que foi enganada e que Charlie aparenta no mínimo ter 35 anos, em seguida após o encontro ele a leva para um motel a qual sofre abusos sexuais por ele.

O FBI é acionado e logo entra a trama por se tratar de uma menor de idade e a grande diferença de idade entre eles, trazendo para o público o acompanhamento de uma série de investigações em que leva a conclusão de Charlie já ter tido outras vítimas com as mesmas características de Annie, sendo vulneráveis, de 12 a 14 anos e fazendo-as acreditar que ele as amava.

O filme mostra um drama que o acontecimento com a jovem teve consequências em suas relações familiares, desenvolvimento escolar e auto estima, a partir do momento que a própria jovem não consegue entender o que aconteceu com ela. E o final que me surpreendeu por o "Charlie" na verdade ser o Sr.Weston casado com filho e professor de Física ingresso na sociedade de maneira a não levantar suspeitas de ninguém.

Um tema que merece grande destaque sobre as relações tóxicas que podem ser desenvolvidas na internet, a supervisão dos pais quanto a quem os filhos mantêm contato nas redes, como abusos sexuais com adolescentes pode acontecer de maneira sucinta sem que haja alarme por parte dos jovens e como pedófilos podem estar em qualquer lugar, sendo difícil serem reconhecidos por agirem de maneira natural na sociedade em que usam perfis falsos para atrair crianças e adolescentes em salas de bate papo e nas redes sociais.


Título: Trust (Confiar)

Ano de lançamento: 2010

Direção: David Schwimmer

Duração: 1h 44 min.


 
 
 

Comentários


Recent Posts

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

bottom of page