top of page

Horizon: Zero Dawn – Um novo amanhecer

  • John Willer
  • 11 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Para quem achou que a Guerrilla Games estava fadada à eternidade a manter a saga Killzone! Eis que a própria renasce das cinzas com um novo gênero que até então não era explorado pela desenvolvedora neerlandesa, assim dando vida a um belo game: Horizon: Zero Dawn.

Como o próprio nome diz, o game em si é “novo horizonte” tanto para a desenvolvedora, quanto para a Sony e, é lógico, para os gamers! Horizon vai te imergir em cenários fantásticos e lhe dar uma protagonista ideal para explorar, com riqueza, cada detalhe que vai encher seus olhos e te deixar curioso para saber mais e mais sobre esse novo mundo, que tem uma mistura ancestral primitiva com a alta tecnologia!

A Guerreira Aloy (ééééé Aloy )

Logo de cara nos deparamos com a protagonista, uma ruiva sardenta curiosa e de gênio bem forte. Não dá para saber muito cobre sua origem nem o motivo do seu exílio, apenas que ela é considerada uma maldição pelo seu povo! Sob essas circunstâncias, ela se torna uma hábil guerreira a fim de provar seu valor na sociedade e logo de cara nos vem uma torrente de dúvidas que são esclarecidas ao decorrer do jogo, mas de um modo aberto do qual te dá um leque para novas perguntas que te fazem querer ir mais e mais fundo afim de saber qual a origem de Aloy.

O interessante desta protagonista é que ela é humana, isso mesmo, HUMANA! Como assim? Aloy não é uma Deusa, não é uma descendente de dragões, não tem poderes absurdos como a grande parte dos protagonistas de outros títulos do mesmo gênero! Tudo se resume a habilidades de caça e combate que podem ser aprimoradas durante sua aventura. É esse lado humano que torna a personagem tão querida, pois ela erra, muitas vezes ela coloca seus desejos e curiosidades acima de tudo, sendo deparada a dilemas. A Desenvolvedora soube fazer uma protagonista que não precisa ser sexy, nem fofinha e muito menos ter poderes para ser querida, muitas vezes Aloy é arrogante e fechada. Contando também com uma mecânica de escolhas, você pode definir parte da personalidade da protagonista, assim cativando aliados e inimigos...

O mundo

Logo de cara, você percebe que a tecnologia presente em Horizon é de uma capacidade absurda. Mas tendo os humanos como primitivos essa tecnologia não é utilizada em sua plenitude, o que por sinal torna interessante explorar esse mundo, pois é agradável ver uma mistura desses elementos de uma forma harmônica.

Ambientação

Quanto a isso a desenvolvedora também se sobrepôs, pois o game não te limita e te presenteia com um mundo variado de ambientes a serem desbravados. Desde cavernas com rios subterrâneos a vestígios de grandes cidades em ruínas, cânions, mata densa, regiões inóspitas e gélidas, tudo com sua fauna e flora respectivas. São paisagens de encher os olhos! Você encontrará lugares ricos em cores e vida, desertos áridos de tons alaranjados com vida seleta e regiões montanhosas quase monocromáticas com vida escassa...

O Combate

Horizon traz uma temática de inimigos em forma de máquinas que já foi bastante explorada nos games, mas como um diferencial, pois grande parte destes tem inspirações em animais primitivos e a maneira de combate-los mais primitiva ainda, e parte da mecânica de combate se baseia em arco e flecha e combate corpo a corpo, mas também variando em outros tipos de armas de arremesso e algumas que disparam projéteis explosivos. Mas toda essa mecânica foi trabalhada para termos um combate balanceado de acordo com o dano que a arma proporciona no inimigo. Saiba que quanto maior for o dano retirado, mais escassa será sua munição. E certas armas te ajudam a montar táticas de combate para abater até os inimigos maiores sendo que algumas servem para apenas imobilizar, outras para derrubar sua armadura e assim retirar mais dano direto, e outras servem também para explorar a vulnerabilidade especifica daquele inimigo. O game também conta com um sistema de aprendizado e evolução de habilidades, e os desenvolvedores entregaram todo esse sistema de uma maneira simples e objetiva que até mesmo os jogadores que não estão acostumados com esse gênero entenderão de uma forma muito prática.

Vale a pena jogar?

Horizon Zero Dawn é um exclusivo do PlayStation 4 que conta uma nova história que herdou conceitos de outros jogos, e uniu tudo isso para lhe entregar uma das mais belas história com uma jogabilidade surpreendentemente única e recheada de ação que vai lhe proporcionar cerca de 30 horas de campanha e um grande número de missões secundarias. Você desvendará e conhecerá esse novo mundo que vai lhe cativar e motivar a ir cada vez mais além em busca de respostas...

Um game que chegou para se destacar gloriosamente entre os grandes títulos AAA que temos hoje no mercado, e dentro do nosso sistema de avaliação ele toma o seu lugar ao lado dos grandes exclusivos da Sony.

Comments


Recent Posts

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

bottom of page