#Clássicos da Literatura: Dom Quixote de La Mancha
- Enilda Heloisa
- 31 de out. de 2017
- 2 min de leitura

“A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus. Com ela não podem igualar-se os tesouros que a terra encerra nem que o mar cobre; pela liberdade, assim como pela honra, se pode e deve aventurar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pôde vir aos homens.”
Uma das obras mais lidas de todos os tempos que acompanhou as mudanças de épocas - Dom Quixote de La Mancha - do autor espanhol Miguel de Cervantes e Saavedra fez grande sucesso e continua sendo referência quando se fala sobre clássicos da Literatura. Sua primeira edição foi publicada em Madri em 1605 e a segunda edição em 1615, a obra é composta por 126 capítulos.
Dom Quixote o principal personagem é um nobre espanhol com idade aproximadamente de 50 anos, cavaleiro andante, aventureiro que encontrava em seus caminhos grandes aventuras repletas de imaginação.
A história pode ser considerada uma paródia das novelas de cavalaria que retratavam grandes heróis, bonitos , religiosos, em busca de sua escolhida amada e a procura de justiça. Dom Quixote sem dúvidas era um herói fora do padrão, a imaginação, coragem e ser destemido eram seus pontos fortes.
Junto com Dom Quixote estavam seu cavalo Rocinante e seu grande amigo e escudeiro Sancho Pança. Mesmo sendo um herói diferenciado ele também vai em busca de sua donzela Dulcineia de Toboso.
As aventuras que Dom Quixote encontrava em seu caminho grande parte era resultado de sua imaginação que transformava situações comuns em grandes momentos de lutas e confrontos.
Exatamente esses fatos que trazem o grande humor e valor para a obra literária. Os momentos de aventura aparecem entre a imaginação e a difícil realidade a qual vivia. Seu companheiro Sancho Pança reconhecia as loucuras de seu cavaleiro mas permanecia ao seu lado durante suas trajetórias. As aventuras encerram quando Dom Quixote volta para sua casa "o verdadeiro mundo" e percebe que não há heróis e que ele também não é um.
Após terminar de ler o livro a coragem de Dom Quixote é algo sensacional, apesar que uma parte foi resultado de suas loucuras (que eram muito divertidas alias). A amizade e companheirismo de Sancho Pança nos momentos mais dificeis, a luta pelo bem e o quanto a perseverança e dar a volta por cima já se tornavam marcas registradas de Dom Quixote em seus caminhos. São grandes lições que podemos retirar dessa obra e grandes risadas também!
Comments